EmulationStation

Organize todos os seus ROMs e emuladores em uma única interface simples

Se você busca um front-end para organizar os seus ROMs e emuladores, essa pode ser uma ótima opção. Com ele, você pode organizar todas as suas bibliotecas de jogos e jogar em um único local, evitando abrir menus e outras configurações antes de jogar. Por conta disso, a primeira configuração é um pouco maçante e complexa, mas é bem compensador saber que ela vai ser a última.

EmulationStation é um front-end que permite organizar todos os seus jogos de emuladores em uma única interface, que é simples e muito mais prática de se utilizar. Com ele, você pode ajustar acessar aos seus títulos preferidos e jogá-los rapidamente, evitando acesso contínuo a menus e outras configurações.
Essa também é uma ótima opção para quem vai criar uma máquina de arcade, pois a interface que esse programa oferece é perfeita para acessar jogos com poucos comandos. Assim, você pode acessar os melhores games de luta do NeoGeo, os clássicos de plataforma do SNES, os RPGs do PlayStation e muitos outros em uma área unificada.



Configuração
Um dos pontos negativos é a sua configuração, pois ela não apresenta nenhum tipo de interface para ser feita e tudo precisa ser configurado em um Bloco de notas, que acaba deixando tudo um pouco confuso e, possivelmente, desorganizado.
Quando você terminar a instalação, vá até a pasta de seu usuário e abra a pasta ".emulationstation" (ou com o comando "%HOMEPATH%\.emulationstation". Nela, você encontra um arquivo chamado "es_systems.cfg". Dê um clique duplo nele e, em "Selecionar um programa em uma lista de programas instalados", selecione o Bloco de notas.
Cada console precisa ser adicionado ao documento, sendo necessário configurar o nome da pasta, localização do emulador e dos ROMs, formatos que ele é compatível, plataforma usada, tema da interface e mais algumas opções. Por padrão, o documento vem com um pequeno exemplo, que pode servir como base para adicionar as outras plataformas. A seguir, você pode conferir um exemplo da configuração utilizada no teste.
É importante ressaltar que você precisa configurar cada emulador individualmente, levando em conta os controles que você vai utilizar, as ROMs e também as configurações de save/load. Além disso, todos os sistemas inseridos precisa estar dentro da tag "<systemList>" com um "<system>" para cada um.
Se desejar, o site oficial do app oferece um guia muito mais detalhado clicando aqui.

Temas

Você pode configurar os temas que vão servir para cada tipo de jogo ou emulador. Para isso, você precisa instalá-los colocando os devidos arquivos na pasta "themes". Além do tema-padrão, você pode fazer o download de um kit especial para o EmulationStation clicando aqui. Vale lembrar que esse é apenas um conteúdo extra.

Interface com apenas 4 botões!

A configuração da interface é muito simples e prática, pois ela suporta qualquer tipo de controle com mais de 4 botões, que são essenciais para navegar pela interface. Dessa forma, você pode utilizar um controle de arcade de 10 botões e utilizar em qualquer console emulado e na própria tela inicial do front-end.

Comentários